Eu não gosto de fígado. Nasci numa casa em que a mãe comprava 20g de fígado, cortava em pedaços infinitesimais e colocava na sopa (que ela não experimentava) e um pai cuja maior lembrança do restaurante universitário é o dia em que ele achou que um bife de fígado era carne e colocou um pedação na boca. Quando aos 27 anos tive coragem de experimentar achei simplesmente ruim e muito, mas muito, forte.
Mesmo assim, acredito que este vai ser, se não o melhor, um dos melhores fígados que você já comeu. O princípio é diferente. O bife tem que ser grosso, uns 2 cm, e segundo o autor da receita, Thomas Keller no livro Bouchon, é isso que deixa ele gostoso. Marido, depois de comer, concordou. Concordou também, apesar de não gostar de figos, que a doçura do figo casa perfeitamente com o “gosto ruim” do fígado.
A receita copio do livro, que aliás é muito bom, com algumas simplificações
Ingredientes (para 4)
SACHET:
1 folha de louro
1 estrela de anis
4 dentes de alho
1 ramo de tomilho
¼ colher de chá de pimentas pretas inteiras
FIGOS:
12 figos frescos
150 ml de vinho tinto
1 cabo de canela
ACOMPANHAMENTOS:
8 fatias finas de bacon
50 g de bacon, picados grande
20 mini cebolas
óleo (ele fala em canola mas explica que isto é pela disponibilidade do óleo de canola onde ele mora, eu usei azeite de oliva)
1 colher de manteiga
sal e pimenta preta
2 ramos de tomilho
2 dentes de alho com a pele, amassados
100 ml de caldo de frango (que ele manda você fazer)
FÍGADO:
4x200g de fígado com 2 cm de espessura
sal e pimenta preta
farinha de trigo
óleo
50 g manteiga
4 dentes de alho com a pele
2 colheres de salsinha picada
200 ml de molho de vinho tinto
Preparo:
FIGOS:
Numa panela em que caibam os figos em uma camada, coloque os figos, a canela, o sachet e o vinho (de forma que cubra até 1/3 dos figos). Cozinhe por 15 minutos.
BACON:
CEBOLAS:
Numa frigideira em que caibam as cebolas numa única camada, coloque um pouco de óleo e manteiga. Quando a manteiga começar a escurecer adicione as cebolas. Cozinhe por uns 3 minutos. Adicione o caldo e deixe cozinhar até que as cebolas fiquem macias.
FÍGADO:
Seque os bifes de fígado e passe-os levemente na farinha, limpe bem. Numa frigideira com um pouco de óleo cozinhe os bifes por uns 2 minutos, vire e cozinhe mais um minuto. Coloque os bifes numa forma e sobre cada um deles um pedaço de tomilho e um dente de alho, coloque dentro do forno para terminar o cozimento e manter aquecido. Na frigideira, reaqueça as cebolas e adicione a salsinha. Sirva tudo ;-) (menos o alho e tomilho que estão sobre o fígado)
Um comentário:
Como o principal interessado no fígado em questão, devo dizer que fica ÓTIMO. Eu nunca pensei que fazer pedaços grossos fosse ficar bom, todo mundo diz que fígado só fica bom fininho.
Pois era mentira.
Postar um comentário