![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKL9bhWCMVyPhHeSZd18rxcGvOnC-5rCV4QoI-C66ZnHCDczFOngrs8O8Z9PcQTOSfiAP1JjZJaDxNqyduLWudK1u_MrW7o7ioVmzmENgOAvWKOYolzraBouYyeWDMotdqsIzaIQJrqNZA/s320/cccc+011.jpg)
Existe um monte de maneiras de fazer tomates secos, as “impossíveis” ao sol e as que parecem fáceis (mas não são) como no microondas. A minha preferida, é também a sugerida pelo Thomas Kellar no ivro Bouchon (o que é um bom sinal). É bem fácil e simples e eu acho que vale a pena.
Se o seu forno for grande, sugiro fazer duas receitas, já que ele dura bastante na geladeira.
Ingredientes:
- 12 tomates (preferencialmente italianos e bem maduros)
- ½ xíc de azeite de oliva
- ½ colher de chá de sal
- ½ colher de chá de pimenta preta
- 2 colheres de chá de folhas de tomilho picadas
Preparo:
Tire a pele do tomate. Corte-os na metade no sentido do comprimento. Numa assadeira (ou duas), coloque uma folha de papel alumínio (opcional) e distribua os tomates com a parte cortada para cima. Por cima coloque o azeite, sal, pimenta e tomilho.
No forno pré-aquecido a 160°C (ou o mínimo do seu forno) asse os tomates por 5 horas. Deixe esfriar.
Guarde os tomates com o azeite da forma na geladeira num pote. Eu gosto de usar vidros de conserva velhos. Fervo eles antes e coloco os tomates e o azeite da forma, coloco ainda um ramo de tomilho e preencho o resto do vidro com azeite. Fica gostoso à partir do segundo dia.
Um comentário:
sabe que ele tem receitas diferentes no french laundry e no bouchon? a do french laundry é sem pele, sementes e miolo, cortado em 4 e 1h30 de forno. tô fazendo nesse momento! :)
Postar um comentário