quinta-feira, 5 de julho de 2012

Aspargos com batatas e molho branco


Mais Alemanha!!! Essa comida eu fiz no dia dos namorados ano passado, quando eu ainda morava no Rio e tinha uma super mini cozinha. Mas foi romântico e super-legal, também, essa era a minha vista:

(no final de semana do dia dos namorados teve manifestação dos bombeiros)

Então, lá na Alemanha achava muito legal que tinha época para tudo (igual na minha infância). época da tangerina (laranja crava, mandarin, ...) em que o ônibus tinha muito cheiro de laranjas, época dos mariscos, todos restaurantes tinham pratos especiais e baratecs com maricos e, o que todos esperavam, a época dos aspargos; só se comia aspargos, inclusive no restaurante da Uni por 2.30 euros o prato. 

E uma das maneiras mais clássicas de servir era como o da foto, mas com molho holandês, que, para cut uma long story short, dá trabalho! 

Então fiz um bechamel normal. Com leite de vaca, mas outro dia fiz com leite de soja para uso culinário e, sem brincadeira, ficou melhor!!!!

Já tô sabendo que o leite de soja pra uso culinário contém produtos animais porque a vitamina D vem do pelo do carneiro e, sinceramente, eu não me importo: já tem o pelo do carneiro lá; já tem um monte de veganos dizendo que é para eles fazerem diferente. Fora isso, o que sou contra é eles colocarem vitamina D no leite de soja, eu até entendo de onde isso vem: o leite de vaca é usado contra a osteoporose, vitamina D (e o leite de vaca não é fonte) é boa para os ossos, então por que nao colocar vit D no leite de soja? Oras.... porque eu não vivo na &¨%$# do Alaska!!!! but I digress...
(vit D é sintetizada na pele quando em contato com o sol. Não é necessária nenhuma fonte dietética de vit D se você e o sol se encontram. Aconselha-se, para quem mora perto dos trópicos, para garantir, exposição de 30 min, 3 vezes por semana, em áreas grandes, tipo pernas, sem filtro solar, considerando que a exposição será as 8 da manhã, se for mais tarde: ou menos tempo ou mais filtro)

Bechamel (molho branco)

Ingredientes:
- 1/2 cebola bem picada
- 1 dente de alho bem picado
- 2 colheires de azeite (ou uma de azeite e uma de manteiga)
- 2 colheres cheias de farinha de trigo
- bouquet garni ou 2 louros e um pouco de tomilho
- 1/3 noz-moscada ralada na hora
- 500mls de leite (de soja ou de vaca)

Preparo:
(0)  Roux (opcional muitas vezes eu nao faço e simplesmente dissolvo a farinha no leite e adiciono): aqueça a manteiga (ou óleo) numa panela fogo bem baixo e cozinhe a farinha até ficar da cor que você quer (loiro claro para essa receita)
1. Numa panela anti-aderente frite a cebola, depois o alho (suar bem, eles não podem ficar crocantes) adicione o roux ou a farinha diluida em um pouco de leite, o resto do leite e as ervas e sal e pimenta do reino e deixe cozinhando em fogo baixo por uns 10 minutos ou até você passar o dedo no verso da colher e a marca ficar:
foto da internet em:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrvNdPW0f_M0-4ouMZgVBAtxNAa1nqVHLk8bE8JNztap41Nud7g8QmV0Jm8tD1DwVHm39T5BHGoCt1uHTknIguTFjLkGeToJD0VBPXVtqDqk1Dz1-Kkl21CA-G2JrMr3rD0Vna0730foo/s1600/5.+thickness+test.JPG

Aspargos

Limpar os aspargos, raspando a parte seca com o descascador de batatas (ou seja, de metade para baixo considerando que a ponta é em cima). Cozinhar na água até ficarem no ponto (cozidos mas não moles).

Nenhum comentário: