quinta-feira, 5 de julho de 2012

Curry de couve-flor com batatas e ervilhas


Adoro fazer currys, acho fácil demais e costuma ficar bom. Às vezes uso iogurte, o que tira o veganismo da receita, mas as vezes também faço sem e fica bom igual. Desconfio que o iogurte nesses currys sem molho não faz a menor diferença.

Receita básica de curry (serve para todos os "indianos"): Toste as especiarias até pipocarem e/ou perfumarem. Adicione o iogurte e deixe reduzir completamente, adicione os ingredientes, adicione tomates ralados (puree de tomates feito na mão), deixe cozinhar, mais especiarias, está pronto.

Curry de couve-flor com batatas e ervilhas 

Ingredientes:
- coentro, cominho e mostarda em grãos (o que tiver)
- coentro, cominho, açafrão-da-terra (curcuma) em pó (esses são importantes) (ou pó de curry), se tiver pode por um pouco (pouco) de garam masala (ou cardamamo, canela, pimenta do reino) ou pimenta jamaicana
- 1 folha de louro
- pimentas
- 1/2 couve-flor picado meio grande (ideal só as flores, mas só se tiver uso para o resto)
- 2 batatas pequenas em cubos
- 1/2 pacote de ervilha congelada
- 2 tomates ralados (no ralador de queijo, deixando as cascas na mão)
- 1/2 pote de iogurte
- arroz indiano ou pão indiano para servir

Preparo:
Numa panela não-aderente, coloque as especiarias em grãos (1 colher de chá cada, ou sua preferência) e deixe no fogo baixo até que pipoquem (coisa de 1, 2 minutos). Coloque o iogurte e deixe reduzir bem (ou pule esse passo). Coloque o puré de tomates, deixe 2 minutos. Coloque as batatas,1 xícara de água e o resto de especiarias. Quando as batatas estiverem quase prontas, coloque a couve-flor. Quando ambos estiverem cozidos, coloque as ervilhas congeladas. Espere mais um minuto e está pronto!

Observação: Nesse dia da foto é obvio que eu não tinha as especiarias em grãos; não tem nenhum "pretinho". As receitas são flexíveis, não tem alguma coisa, faça sem.

Nenhum comentário: