domingo, 22 de julho de 2012

Gyoza!!!!


Gyoza eba!!!!!!!!!!

Já fiz duas vezes (o que não faz de mim exatamente uma expert), mas as duas foram em festinhas e fez o maior sucesso, mesmo. Nas duas acabou tudo e na segunda parecia guerra a medida que cada round de gyozas saia da panela (admito que o horário justificava a guerra mais que a deliciosidade das gyozas).

E, comprando a massinha pronta, quase não dá trabalho! (Onde? mercearia Nippon na 206 sul (Brasilia) ou na loja de produtos japoneses perto do mercado central em BH ou qualquer lojinha da liberdade em SP)

Na primeira vez fiz com recheio vegano de repolho e shiitake, já na segunda o povo queria com porco, então usei o mesmo recheio adicionado de carne de filé de porco cortada bem pequena (sem nenhuma gordura). Também na segunda o povo queria com abóbora e shiitake que eles tinham comido uma vez na Tailândia, fizemos usando o mesmo tempero do primeiro só que com abóbora e shiitake seco hidratado e ficou sensacional - me contaram, eu nao cheguei a experimentar; como eu disse, foi uma guerra)

básico de como fazer gyoza: você vai fazer o recheio, se ele estiver molhado, espremer até sair toda a água. Coloque uma toalha de mão ou um pano de prato numa bancada. (para manter tudo seco e limpar os dedos) passe o dedo molhado na beirada do massa (ou seja, um círculo), coloque uma colherinha de recheio, feche de dentro para fora tirando todo o ar, dobre conforme fotos nesse site: http://steamykitchen.com/5874-gyoza-recipe-japanese-pan-fried-dumplings.html e cozinhe.

cozinhando gyoza: 2 panelas, uma não aderente com 1/2 colher de óleo (melhor de gergelim) e outra com 1/2 - 1 dedo de água e tampa. Primeiro pan-fry os gyozas na panela com óleo, até ficarem dourados, depois, coloque na panela com água, tampe e deixe uns 5 minutos, ou até ficarem transparentes.

recheio de repolho com shiitake:

1/3 de cabeça de repolho cortado bem fino e tirado a água com sal (ou seja, põe bastante sal depois de cortado sobre uma peneira e espera 15 minutos, lava e espreme)
1 colher de chá de sal
1 pacote de shitake, fatiado pequeno e passado numa panela com um tico de óleo - para tirar água)
1 colher de shoyo
1/2 cenoura grande ralada bem fina
1/2 colher de sopa de gengibre picado
2 colheres de sopa de cebolinha picada (só a parte verde)
3 dentes de alho picados
1 colher de chá de miso (opcional)
1 colher de chá de óleo de gergelim (nao usei)
1 colher de chá de pimenta vermelha em flocos
1/2 colher de chá de açúcar


recheio de abóbora com shiitake seco
(pode usar o cogumelo fresco)

1/4 de abóbora menina (casca preta) cozida e feita puré

1 colher de shoyo
1/2 colher de sopa de gengibre picado
2 colheres de sopa de cebolinha picada (só a parte verde)
3 dentes de alho picados
1 colher de chá de miso (opcional)
1 colher de chá de óleo de gergelim (nao usei)
1 colher de chá de pimenta vermelha em flocos
shiitake seco hidratado e fatiado ou fresco, fatiado e cozido

recheio variante com porco
igual aos ingredientes do de repolho mas substituindo o cogumelo por carne de filé de porco cortada bem pequena e tirada toda a gordura. Não precisa pré-cozinhar.

molho para servir

60 mls de shoyo
30 mls de vinagre de arroz (usei vinagre de alcool e no outro dia limão)
resto da cebolinha picada




Nenhum comentário: