quinta-feira, 28 de junho de 2012

Meu arroz e meu feijão


Costumo almoçar em casa (ai que luxo!), mas tem que ser meio rapidinho para voltar para o trabalho (a pé, ai que luxo!). Então eu normalmente ou faço uma super salada que aguente até o final do dia (com batatas, fusilli integral, grão de bico, ou outra coisa que dê uma energia) ou esquento meu arroz e meu feijão e como com salada.

Adoro meu feijão e meu arroz e por isso vou contar como eu faço aqui (também adoro minhas saladas, mas fica para outro dia).

Arroz:


Adoro o arroz cateto. Aqui em Brasilia tem uma marca que vende um pacote de cateto com arroz vermelho, é uma delícia, mas infelizmente vem com bichos :-( (ou "pega bicho fácil) não sei, mas estou desistindo deles. Bom, como eu faço (lembrando que é almoço de todo dia):

- Numa panela coloco cebola picada e alho picado, dou uma esquentada, adiciono arroz cateto, arroz vermelho e um pouco de linhaça inteira (ela faz ficar tudo mais grudadinho, que eu gosto). Coloco também louro, sal,  e, obvio, água. Bastante água porque demora.

Feijão:

Acho cozinhar feijão super fácil, não consigo ver o estresse das pessoas. Prefiro o preto, mas isso é gosto individual. Costumo fazer no final de semana porque não tenho panela de pressão (eu sei que é barato, mas tenho uma na casa do marido e estou esperando ele mudar para cá).

Bom, normalmente você vai deixar o feijão na água por uma noite. Nunca faço porque não me lembro antes e uso o método rápido do Thomas Keller:

Método rápido de fazer feijão: coloque o feijão (limpo, busque por pedras) numa panela com bastante água, espere a água ferver, desligue e espere por uma hora.
Já li sobre e estou desconfiada que é verdade, que esse método deixa o feijão mais gostoso masssssss  pode dar gases. O livro The Professional Chef explica porque mas estou com preguiça de olhar.

Continuando, cozinhe o feijão com nova água por umas 1,5 hs (bem menos na panela de pressão) e com mais nada, só a água e o feijão. Numa outra panela, com um pouco de azeite, cozinhe cebola picada, depois, alho picado, cenoura picada, pimentão picado, mais uma folha de louro, sal, pimenta do reino. Quando tudo já estiver bem suado, bastantes tomates (ou um pouco de extrato de tomate). Outras ervas que queira colocar. Misture tudo isso ao feijão e deixe apurando por mais 30 minutos.

Vale a pena, eu juro!


Nenhum comentário: