quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Plov - carreteiro usbequistânes


Vi esta receita no Fxcousine e adorei, o alho, não se preocupe que ele não fica forte (fica, na verdade, doce) e não deixa gosto na boca ou no corpo. Fiz algumas modificações na receita original, usei carne de vaca no lugar de cordeiro e azeite de oliva no lugar de banha de cordeiro. Além disso, já que eu não tinha a menor chance de encontrar berberis, usei uns damascos que pediam socorro na geladeira. Eles não ajudaram e na próxima vez pretendo usar uva-passa.

A internet conta que plov é, no Uzbequistão, equivalente à feijoada brasileira. E então cada um tem sua receita e defende que aquela é a correta. Nos comentários do post do Fxcousine dá para ter uma idéia dessa discussão – e é bem divertida.

Não deixe de fazer uma cabeça de alho por pessoa!

Ingredientes (para 2)
- 100 g arroz parbolizado cru (3/4 de xícara)
- 250g de carne de cordeiro em cubos (usei boi)
- 50g de banha de cordeiro (usei azeite de oliva e bem menos)
- 2 cabeças de alho inteiras
- 1 cebola grande em fatias grossas (wedges)
- 2 cenouras cortadas em palito
- 1 colher de semente de cominho moída grosseiramente (não o pó)
- 1 colher de coentro moído grosseiramente
- ½ colher de chá de pimenta do reino
- 2 colheres de berberis (usei damasco e usaria hoje uva-passa)

Preparo:
Alho: Corte a cabeça do alho de forma que tenha algum acesso aos dentes (veja na foto), coloque um bom de azeite ali dentro e envolva a cabeça com papel alumínio bem fechado. Asse-os em forno médio por uma hora.

Plov: Sele bem a carne com o azeite e reserve. Na mesma panela, e com o resto de azeite cozinhe por 2 minutos as especiarias. Adicione as cebolas e deixe mais 7 minutos. Adicione a fruta e a cenoura e deixe mais uns 3 minutos. Adicione a carne e o arroz cru e água fervente suficiente para o arroz. Cozinhe por uns 20 minutos ou até que o arroz fique pronto. Sirva com a cabeça de alho.


Nenhum comentário: