quinta-feira, 17 de maio de 2012

Paella de vegetais

Paella vegan

Essa é para dia de festinha!!! Uma delícia!

Está junto com o curry verde e o nhoque de batatas com molho de tomate e manjericão entre as minhas absolutamente melhores receitas veganas "do mundo". Minto, tem uma outra que pertence à lista de melhores, ravioli de batatas e menta com molho de tomate. Esse eu ainda não publiquei no blog, mas um dia rola.

A receita é da Gwyneth Paltrow no livro "my father's daughter".

Nessa versão apenas substitui as ervilhas congeladas por aspargos porque os aspargos estavam lindos (no Oba, em Brasília).

Primeiro você vai precisar do caldo turbinado para paella. Duas maneiras, ou você turbina o caldo (com funghi seco, açafrão e pimentón doce) que já tem ou faz um novo, eu fiz um novo e a receita segue.

Caldo para paella:
(caldo escuro, rápido - ou seja, os ingredientes são suados com um pouco de azeite (escuro) e os ingredientes são cortados pequenos (rápido))
Numa panela com um pouco de azeite, coloque uma cebola picada, pique o alho (4) e adicione, pique a cenoura (1) e adicione, pique o pimentão verde (1 pequeno ou meio) e adicione, coloque 2 folhas de louro, 1 litro de água, sal, 4 funghi secos, 1 pitada de açafrão (se não tiver, use açafrão da terra), (se tiver, tempero verde) 1 colher de chá de pimentón doce. Deixe cozinhar por 20-30 minutos, coe e reserve.

Ingredientes (para 4 pessoas):
- caldo para paella (cebola, alho, pimentão verde, cenoura, louro, funghi seco, tempero verde, açafrão, pimentón doce)
- 2 alcachofras (eu usei só uma porque estava muito caro, R$9,90 cada, no Oba em Brasília), limpas (olhe na internet como e não se esqueça, se você for lento, de ir molhando-a na em água com limão para ela não oxidar e ficar toda preta) e cortadas em quartos (quando eu vou cortar a alcachofra, corto antes de limpar os espinhos, assim é bem mais fácil limpar). Cozinhe-as em água com sal e limão até que fiquem macias, uns 20 min. (ver foto)
- 1 beringela
- 1 cebola picada
- 1 tomate
- 2 pimentões vermelhos (usei um vermelho e um amarelo)
- 2 xícaras de arroz bomba, como você não vai encontrar esse tipo de arroz, use arbório (ou carnaroli, mas nesse caso prefiro arbório)
- 1 xícara de ervilhas congeladas (usei 6 aspargos).
- 2 limões sicilianos em 'melancias'

Preparo:
1. Faço o caldo, enquanto isso...

2. Prepare a beringela, corte-a em cubos, salgue, deixe 15 minutos (ou não, se ela for jovem e bonita), aperte bem, cozinhe com um pouco de óleo e reserve:

3. Já começou nas alcachofras?
4. Na panela da paella, um pouco de azeite e as cebolas, bem suadas coloque o alho, os pimentões em quadrados e, quando já amolecidos, o tomate ralado (corte o tomate ao meio, rale, no ralador, cada metade até que só sobre a pele na sua mão). Adicione a beringela. (aqui você pode guardar tudo e esperar os convidados chegarem)

5. e o arroz ... conta-se que tem que adicionar o arroz em cruz (como na foto), pelo que entendi em minhas pesquisas isso é uma maneira de medir a quantidade de arroz (já que, teoricamente, tua panela é especial para paella e tem até a marquinha de quanto caldo adicionar). Eu fiz em cruz em homenagem a tradição (mas como o arroz tinha que sentar em um monte de verduras - não tradicional - dei um desconto na grossura da cruz):

7. Adicione o caldo:

8. Mexa (essa é a última mexida)
9. espere ferver e diminua o fogo
10. agora vai levar mais 30-35 minutos. Eu espero uns 5 minutos e 'arranjo' a alcachofra e, depois de mais 5 minutos, o aspargo (já limpo, tirado a parte fibrosa da ponta, e cortado). e deixo cozinhando (fogo meio baixo)
Eventualmente está pronto (o arroz está cozido). Daí, feche a panela com alguma coisa (papel alumínio, toalha de pratos) e deixe descansar por 10 minutos. Coloque um pouco de suco de limão siciliano e sirva com fatias de limão siciliano:


Um comentário:

Anônimo disse...

Retribuindo a visitinha. :-)

Ai, como ficou com cara de estar saborosa a sua paella... mesmo antes de ser vegano acho que eu preferiria a sua.

Um abraço.
Júnior