quinta-feira, 10 de maio de 2012

Polenta com ragu de cogumelos


Esse final de semana estava friozinho e já acordei sabendo que ia rolar uma polenta. Delícia!

Faço polenta com fuba fino, esses negócio de Kipolenta ou polenta italiana (branca), acho tudo sem gosto. E não uso leite ou manteiga ou - god forbid - creme de leite. Acho que essas coisas só contribuem para deixar polenta sem gosto de polenta.

Sobre como colocar o fubá: conta-se que o ideal é, no caldo/água fervendo colocar va-ga-ro-sa-men-te o fubá (com a peneira) e mexer ao mesmo tempo para que ele vá se integrando e não forme 'bolinhas'. Caso alguma bolinha ainda fique, coloque tudo no liquidificador/mixer.

Eu acho isso uma bobagem, coloco o fubá sem peneirar e sem ser devagar no caldo frio. Acho que fica igual.

Sobre o caldo: Acho que precisa ter um caldo, mas pode ser um super simples. Quando eu não tenho caldo já pronto (não uso cubinho de jeito nenhum - sou moralmente contra), faço um rapidão com cebola, alho, cenoura, louro, outras ervas que tenha. Para agilizar corto tudo bem pequeno, dou uma suadinha na panela com azeite, adiciono água, sal e pimenta e em 15 minutos está pronto. Peneiro e deixo esfriar um pouco e começo a polenta.

Fazendo a polenta:
Na panela com o caldo, adicione o fuba (ideal 40-50g por pessoa, mas eu faço bem mais para sobrar). Mexa bem (e prepare os braços porque o dia vai ser longo). E continue assim, mexendo por 1 hora ;-)

Brincadeira!

Mas nem tanto, tu não queres que ela grude (se grudar, não tem problema, vá criando o 'cascão') mas tem que mexer bastante, você vai sentir. Mantenha fogo baixo e cuidado com os 'vulcões'. A polenta tem que cozinhar por pelo menos 50 minutos, se ela estiver ficando pronta antes disso, coloque mais água.

Quando estiver pronta, coloque imediatamente em outro recipiente. A polenta pega a forma de onde ela está (e endurece mesmo). Então coloque numa forma para vc poder tirar fatias depois. Se deixares na panela, vai perder o resto da polenta.

Ragu de Cogumelos


Fácil: Numa panela coloque um pouco de azeite e os cogumelos limpos e cortados (tem que limpar só na hora de cozinhar, cogumelo é uma esponja; se lavar antes ele vai ficar aguado e mole). Reserve. Na mesma panela com um pouco de azeite, refogue cebola bem picadinha e alho. Adicione vinho tinto e deixe reduzir. Adicione um pouco de caldo (se tiver ou precisar) e farinha para dar uma engrossada. Cogumelos de volta à panela por uns 3 minutos e está pronto.







Nenhum comentário: