terça-feira, 25 de novembro de 2008

Risoto com frutos do mar



Esta é uma receita de frutos do mar para quem mora no interior (no sentido de longe da costa). Eu, acostumada a viver perto da costa, com pai pescador, nunca faco nada "do mar" aqui em casa, o que é uma tristeza, mas os "do mar" do supermercado são muito não-dignos, meia-boca e caros!

Para fazer o risoto será necessário caldo de peixe. Existe um cubinho da Knorr que diz ser caldo de peixe (e é mesmo, parece) você pode o usar, mas se preferir fazer o caldo, é bem facinho e rápido:

Caldo de Peixe

Ingredientes para o caldo de peixe (para 2):
1l água
150g de filé de peixe (ou peixe inteiro, idealmente você colocaria só as espinhas e cabeça no caldo, mas, do interior e sem peixe fresco, coloco o filé de peixe)
50g bacalhau dessalgado (isso se por uma boa sorte da vida você o tiver assim, já prontinho, no freezer. Se não tiver, não tem problema)
1/2 cenoura picada
1/2 cebola pica
1 folha de louro
sal

Preparo: Coloque tudo numa panela e deixe cozinhando por 20 minutos. Coe, reserve os peixes (se usando), e coloque o caldo de volta na panela.

Risoto com frutos do mar

Ingredientes:
1 l caldo de peixe
100g filé de peixe do caldo ou cru mesmo (e, se for o caso, o bacalhau do caldo)
200g frutos do mar (o que você quiser, eu usei só mariscos e lulas)
açafrão
1/2 colher de chá de semente de erva doce
1/2 cebola picada
20g azeite de oliva
1/4 colher de chá de chili (ou pimenta normal)
100g arroz para risoto (arbóreo ou carnaroli)
20g manteiga
100 ml (1/2 xíc) vinho branco seco
1/2 limão
salsinha

Preparo:
Numa panela, mantenha o caldo quente.
Noutra panela, refogue a cebola com o azeite e chili, quando translúcida adicione o arroz e refogue mais um pouco. Adicione o vinho, a semente de erva doce o o açafrão, deixe reduzir.
Agora, o passo base de todo risoto: adicione uma concha de caldo, mexa e deixe reduzir, adicione outra concha de caldo, deixe reduzir e continue o processo até o arroz estar quase pronto. O tempo vai depender do arroz, o carnaroli leva uns 18 minutos para ficar totalmente pronto e o arbóreo uns 35 minutos).
Cinco minutos antes do cozimento total do arroz, acrescente os frutos do mar e os peixes. Deixe uns 5 minutos e acrescente a manteiga, mexa com muito cuidado para não destruir os grãos de arroz, preferencialmente até sem colher mas só mexendo a panela. Desligue o fogo. Adicione metade do suco de limão (que já era só de uma metade do limão), bem pouquinho de casca de limão e a salsinha. Feche a panela e deixe descansar por uns 5 minutos. Sirva e guten appetit!

Na hora de servir, não sirva queijo parmesão ou as pessoas vão colocar sobre o risoto e não fica bom. Ao invés, sirva um pedaço de limão e salsinha.

Nenhum comentário: